Conta digital ou Tesouro Selic: Confira em qual vale a pena investir agora
Conta digital ou Tesouro Selic são as alternativas mais usadas por quem investe em renda fixa, ambos rendem mais do que a poupança, porém, enfim, qual é o melhor?
No entanto, essa é uma resposta que pode variar, por isso você aprenderá mais a respeito de como ambos funcionam aqui e pode selecionar em qual investir em 2022.
Tesouro Selic
O Tesouro Direto é um título público, liberado por meio do Tesouro Nacional, feito em 2002 para possibilitar a compra e venda de títulos públicos por pessoas físicas a través da Internet. No entanto, suas ofertas são emitidas com prazo variável, podendo ser de curto, médio e longo prazo, além de seu valor mínimo de 30,00 reais. Enfim, é garantido por meio do governo federal.
Conta digital ou Tesouro Selic: qual rende mais?
Os rendimentos do Tesouro Selic costumam ser mais altos, mas é sempre melhor investir nele do que investir em uma conta digital? Ele tem a vantagem já que a Selic efetiva e o CDI são taxas de retorno equivalentes, mas o Tesouro Selic gera dividendos acima dessa taxa (hoje em dia entre 0,05% e 0,30% por ano).
Aliás, quem investe no Tesouro Selic está isento da alíquota B3 (0,2% por ano) para os primeiros 10.000 reais investidos. Mesmo assim, fiz os dois aplicativos para aproveitar a conveniência das contas digitais.
Enfim, reservo um valor para a conta do dia em uma conta digital que gera 100% do CDI, e a maior parte das minhas reservas para contingências estão hoje em dia no Tesouro Selic, um pouco mais alta.
Os 3 pilares da reserva de emergência
Para selecionar onde gastar seus recursos de suas reservas de emergência, basta procurar investimentos que sigam 3 pilares: liquidez diária (possibilidade de utilizar o dinheiro sempre que necessitar), segurança elevada e previsibilidade dos rendimentos.
- Liquidez diária: tanto a Conta Digital remunerada quanto o Tesouro Selic contam com liquidez diária. Quando pedido a resgatar uma parte do seu investimento do Tesouro Selic até as 13h, o dinheiro estar livre no mesmo dia da conta da corretora que você usou para aplicar. Mas, se o pedido de resgate ocorrer após esse horário, o recurso pode ser retirado no próximo dia útil. Enfim, em uma conta digital remunerada, você pode usar o dinheiro a qualquer momento. Basta “passar o cartão” e o recuros ganho na conta é gasto na hora.
- Segurança do investimento: você está “em ótimas mãos” em qualquer uma das alternativas faladas quando se trata de segurança. O Tesouro Selic é considerado o investimento mais seguro do Brasil. Mais do que a poupança e até rende quase o dobro. Conta digital remunerada, como Mercado Pago, Nubank e Pagbank, normalmente investem recursos em CDBs, que contam com proteções de até R$ 250 mil. Dito isto, você tem uma segurança muito alta em ambas as alternativas.
- Previsibilidade dos rendimentos: os retornos para ambas as aplicações são previsíveis. No entanto, o Tesouro Selic é um investimento pós fixado porque o lucro muda à medida que a Selic sobe ou desce, mas é sempre positivo. Aliás, as contas digitais remuneradas geralmente rendem 100% do CDI, equivalente à taxa Selic efetiva.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título privado, por isso, assume risco de crédito com base no valor investido. Aliás, esse tipo de investimento é protegido por meio de um FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que pode chegar a até R$ 250 mil em caso de falência bancária.
Além disso, outra vantagem é que quanto mais tempo você investir, menos imposto de renda vai ter que pagar. Enfim, os CDBs contam com duas variações, que são elas: pós fixado e pré fixado. Assim, confira como funcionam.
- Pós fixado: contam com um rendimento anual fixo, em outras palavras, não sofre mudanças independente da variação da taxa Selic ou da inflação.
- Pré fixado: contam com uma renda anual fixa, em outras palavras, não se alteram independentemente da variação da Selic ou da inflação.
Fonte: conteúdo retirado dos sites “seucreditodigital.com.br” / “www.bol.uol.com.br”.
Veja Mais