Confira como vai funcionar o PIX Parcelado e a diferença para o cartão de crédito
O pix parcelado, mesmo que não anunciado oficialmente por meio do banco central, têm sido fornecido aos seus consumidores por meio de organizações como PicPay, Santandero e Mercado Pag.
O banco central ainda está trabalhando no modelo, chamado Pix Garantido, que deve ser lançado em 2023.
Aliás, no ato da compra, parte do pagamento é feito em dinheiro e a outra parte é agendada na data pré-determinada e debitada direto da conta.
Quando um parcelamento é descontado, o valor deve ser debitado na conta. Mas, se não tiver dinheiro na conta, o valor é debitado do mesmo modo, o que significa que a organização incorre em cheque especial e juros. Aliás, a operação não pode ser cancelada.
Enfim, o pix parcelado o que é?
O pix parcelado nada mais é do que um mix de cartão de crédito e Pix para parcelamento de produtos e serviços, porém, com desconto à vista. Essa é uma iniciativa do banco central e é lançada em 2023.
Também pode ser chamado de Pix Garantido porque o lojista garante que o valor é posto em sua conta. O modelo já está livre em algumas organizações financeiras e fintechs, mas como dissemos antes, o banco central apenas vai lançar suas regras em 2023.
Importante: para usar o pix parcelado, você deve ter saldo em sua conta para usar no parcelamento.
Esse meio de pagamento: como funciona?
O funcionamento do pix parcelado é bem fácil. Parte do pagamento é efetuado à vista, a outra parte é agendada, em que o desconto das parcelas vai ser direto em sua conta. No entanto, como mencionado antes, você precisa possuir dinheiro em sua conta para cobrir a parcela que deve ser paga.
Nota: caso você faça o parcelamento do PIX, não pode cancelar o agendamento efetuado antes. Por isso, veja as regras contratuais da organização financeira com a qual quer operar.
Mas, vale ressaltar que, se não tiver recurso na conta do consumidor para fazer o pagamento da parcela, o valor é debitado do mesmo modo que o cheque especial, porém, você estará sujeito à taxa de juros da organização que garantiu o pagamento.
Aliás, as taxas de juros são outra consideração ao pagar por meio do Pix ou cartão de crédito. É preciso ver qual meio de parcelamento traz mais benefícios, pois em alguns casos, os cartões de crédito não oferecem juros no parcelamento.
Pix parcelado versus cartão de crédito
Enfim, o pix parcelado é a melhor alternativa em relação ao cartão de crédito? Depende. Analisar a situação é essencial, pois, os cartões de crédito às vezes não fornecem taxas de parcelamento. O pix parcelado poderá ser uma boa escolha para quem não consegue comprar um produto ou serviço de uma só vez.
Ele também tem limite, como cartões de crédito, mas ainda não é regulamentado por meio do banco central, então as organizações financeiras definem as taxas de juros. Mas, como concorrente direto do cartão de crédito, é provável que o Pix, faça com que as taxas postas sejam diminuídas.
Em seguida da implementação da ferramenta por meio do BC, é possível ver melhor qual a tendência do Pix Garantido em relação ao uso dos cartões de crédito.
Demais ferramentas do Pix
O BC lançará demais ferramentas do Pix ainda esse ano, como emuneração da conta PI (Pagamentos Instantâneos), cobrança e débito automático. Veja as últimas lançadas.
Pix Troco e Pix Saque
O banco central comunicou em novembro de 2021 a chegada de dois novos recursos no sistema Pix Troco e Pix Saque, Pix. No entanto, em ambos os casos, a oferta do serviço é uma escolha da própria instituição.
Assim, o horário da função também fica a critério do local. O limite máximo de transação varia dependendo da hora do dia. R$ 500 durante o dia e R$ 100 à noite (das 20h às 6h).
Registro de transação
Em maio, o Pix bateu recordes ao completar 73,198 bilhões de transações em somente um dia, bem acima do recorde de 63,604 bilhões de transações estabelecido em abril, segundo dados do banco central.
Além disso, nos últimos números mensais, o volume de transações mensais foi de 784 bilhões de reais, o que mais uma vez estabeleceu um novo recorde para serviços de transferência e pagamento instantâneo eletrônico.
Fonte: conteúdo retirado dos sites “seucreditodigital.com.br” / “www.jornalcontabil.com.br”.
Veja Mais