|

Reembolso do PIX; confira se é possível e como solicitar

Em novembro de 2020, o PIX foi lançado no Brasil, e seu sucesso foi muito rápido. Sua gratuidade, simplicidade e rapidez fizeram do PIX um dos principais meios de pagamento do país, mudando o meio como as pessoas administram seu dinheiro.

No entanto, o sucesso do PIX é indiscutível e teve um enorme impacto na vida financeira das pessoas.  Isso se deve à sua combinação de eficiência, tecnologia e uma excelente experiência para o usuário.

Além disso, uma das principais coisas em que destaca se é sua velocidade e eficiência. De acordo com o idealizador e detentor do sistema, o banco central, a operação de transferência de dinheiro por meio do PIX é concluída em no máximo 10 segundos. 

Contudo, o PIX também levantou várias questões a respeito de sua funcionalidade. Aliás, a rapidez e a facilidade do método podem formar erros, enfim, são pessoas que estão usando.

Neste sentido, um dos erros mais frequentes e comuns é a transferência para o destinatário incorreto. Por isso, se um usuário enviou dinheiro para a pessoa errada, veja abaixo como cancelar e pedir o Reembolso do PIX.

Como cancelar e pedir o Reembolso do PIX?

A primeira dúvida a ser abordada é se é realmente possível cancelar um PIX executado incorretamente, e a resposta é pertinente.

Conforme mencionado anteriormente, de acordo com o BC, a transação ocorre em menos de 10 segundos e com o valor já sendo confiado na conta do destinatário. Por isso, a operação não poderá ser cancelada depois de ser afirmada por meio do pagador.

Aliás, de acordo com o BC, o único meio de cancelar o PIX é antes de enviar o dinheiro. Por isso, é muito importante ver todas as informações, como conta corrente, número da agência, número da chave PIX e nome do destinatário antes de concluir a transação.

No entanto, se o PIX falhar, o usuário poderá executar alguns procedimentos. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o destinatário e pedir o reembolso do valor enviado incorretamente.

Aliás, todos os bancos que fornecem serviços PIX têm um botão de reembolso para pedir um reembolso. Resumindo, o problema neste caso é que a devolução do PIX depende de quem recebeu o valor errado.

Caso a pessoa recusar se a reembolsar o valor, não há mais nada a fazer porque o banco central sabe que o pagamento não é ilegal.

No entanto, outra opção é entrar em contato com o banco para ver se existem medidas razoáveis ​​que podem ser elegidas caso a caso. Isso não garante também uma resolução e reembolso do recurso.

Saiba mais a respeito do sistema de pagamento instantâneo

Hoje, pouco mais de um ano depois do lançamento do PIX, o sistema possui um registro de mais de 400 milhões de chaves no Brasil, de acordo com o banco central.

De fato, no começo de março de 2021, o PIX quebrou um novo recorde operacional diário com 58,5 milhões de transferências.

Aliás, o PIX Saque e o PIX Troco foram espargidos recentemente. O primeiro permite que as pessoas retirem dinheiro em instituições comerciais autorizados a usar o serviço.

No entanto, o segundo permite que as instituições usem o sistema PIX para dar troco aos seus consumidores.

*Fonte: o conteúdo foi pego do site “noticiasconcursos.com.br”.

Posts Similares