App Bolsa Família: Como baixar, fazer login e consultas

A Caixa Econômica Federal lançou uma nova versão do App Bolsa Família. Através do aplicativo, o beneficiário poderá ver o calendário do Bolsa Família, assim como outras parcelas emitidas em meses anteriores e ver extratos de pagamento detalhados. Atualmente, com nova atualização, o acesso ao App Bolsa Família é feito com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e com a senha utilizada nos apps da Caixa.

No entanto, a Caixa salientou que a informação prestada era relevante para os últimos 12 anos e que o app também permite ao beneficiário esclarecer dúvidas.

De acordo com a Caixa, a nova versão do App Bolsa Família recebeu mais de 200 mil downloads. Então, confira a seguir como realizar o download.

Como baixar o App Bolsa Família

Caso você tenha dúvidas sobre o procedimento para baixar e instalar o App Bolsa Família, não se preocupe. A partir de agora, forneceremos um tutorial completo com todos os guias para instalá-lo em seu telefone Android. Veja.

  1. Toque no menu do dispositivo;
  2. Toque na loja de apps;
  3. Dessa forma, digite “Bolsa Família” na pesquisa;
  4. Em seguida, encontre o App Bolsa Família e toque nele para abrir;
  5. Depois disso, toque em “Instalar”;
  6. Após toque em “Aceitar”;
  7. Por fim, a instalação é concluída.

Depois de baixar o app, basta preencher o número do CPF e a senha para consultar as informações referentes ao benefício. A senha para entrar no App Bolsa Família é a mesma utilizada em outros apps da Caixa como FGTS, Caixa Trabalhador e Loterias.

Já quem for entra no app pela primeira vez poderá registrar a senha na alternativa “É novo por aqui? Cadastre-se”.

No entanto, se o beneficiário tiver registro e tenha esquecido a senha, pode dar o número do CPF e tocar na alternativa “Recuperar senha”. Assim, outras informações podem ser discutidas por meio do telefone 0800 726 0207.

Como utilizar o app

Uma vez instalado, você pode começar a visualizar suas informações no aplicativo. Para iniciar a usar, toque em Continuar Acesso. Para ter acesso às funções de pesquisa de agências da Caixa e calendário de pagamentos, você não precisará digitar seu NIS.

Dessa forma, para realizar esta consulta, basta tocar no menu localizado no canto superior à direita. Contudo, para visualizar sua mensagem e consultar as parcelas, você deverá notificar o NIS. Confira como funciona.

  1. Coloque o número do NIS e toque em “Acessar”;
  2. Em seguida, você é informado se o benefício do mês atual está liberado ou não, na tela principal;
  3. Toque em “Ver Parcelas”, para ver as parcelas liberadas e as parcelas pagas;
  4. No menu superior, toque em “Calendário” para ver as datas de pagamento;
  5. Tocando em “Atendimento”, você poderá procurar uma agência da Caixa e ver as respostas para as principais dúvidas do Bolsa Família;
  6. Para sair do app, toque no menu localizado no canto superior da tela e em seguida, toque em “Sair”;
  7.  Confirme tocando novamente em “Sair”.

Recursos do app

Com o novo app, você poderá conferir os principais dados do seu registro, além de verificar a localização das agências da Caixa e tirar dúvidas sobre o programa. Então, veja tudo o que pode ser realizado na plataforma.

  • Encontrar uma agência da Caixa mais próxima da sua residência;
  • Conferir o calendário de pagamentos do Bolsa Família;
  • Ver as parcelas pagas e as parcelas liberadas;
  • Conferir informações gerais sobre o programa.

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?

Depois do cadastro no Cadastro Único, o cidadão poderá saber se foi aprovado para receber o Bolsa Família através de carta enviada por meio do Ministério da Cidadania.

No entanto, se não receber o documento, o cidadão pode buscar o setor responsável por meio do programa na sua cidade, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou outro setor da Prefeitura, ou então ainda ligar para o Atendimento Caixa ao cidadão por meio do número 0800 726 0207.

Além disso, para evitar o bloqueio do benefício do Bolsa Família, é necessário que o inscrito mantenha seu cadastro sempre atualizado.

Isso quer dizer que o Responsável Familiar, a pessoa que afetou o registro no CRAS, atualize constantemente os dados de telefone de contato, endereço, renda ou qualquer modificação no grupo familiar, seja morte ou nascimento de alguém, adoção, casamento, separação, entre outros.

Caso não haja alguma alteração, a atualização do registro deverá ser feita necessariamente a cada 2 anos. É importante também que a família cumpra alguns requisitos para continuar recebendo o benefício, são eles:

  • Fazer o acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Participar de atividades educativas fornecidas por meio do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de nutrizes (mães que amamentam);
  • Comparecer às consultas de pré-natal de acordo com o calendário sugerido por meio do Ministério da Saúde (MS), no caso de gestantes;
  • Garantir frequência escolar de no mínimo 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.

Do mesmo modo, se o Bolsa Família do beneficiário for cancelado ou bloqueado. Vai ser preciso procurar o setor responsável por meio do cadastro no programa para ver a situação do benefício.

Por fim, estas foram as informações para você saber os detalhes a respeito do App Bolsa Família. Esperamos que tenha sido úteis para você as informações!

Posts Similares