Como fazer consulta de dinheiro esquecido – Tire suas dúvidas
Você assinou um contrato formal em 2020? Saiba que você pode ter direito ao abono salarial PIS/Pasep depositado pelo governo federal entre fevereiro e março deste ano.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 471 mil trabalhadores ainda não sacaram seus pagamentos do dinheiro esquecido.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão repassando os benefícios. De qualquer forma, o prazo para retirar os bônus salariais é 29 de dezembro. O PIS é pago aos funcionários do setor privado, enquanto o Pasep beneficia os servidores públicos.
Você está trabalhando em 2021? Saiba quando você receberá o PIS/PASEP
Os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep. Normalmente, os benefícios para cidadãos legais são calculados anualmente com base nos dados do ano anterior.
Assim, por exemplo, quem trabalhou no regime CLT por pelo menos 30 dias em 2019, recebeu esse pagamento em 2020 no ano seguinte. No entanto, o abono salarial do ano passado não foi pago.
Como resultado dessa suspensão, todo o sistema de pagamento de benefícios sofreu atrasos. O subsídio salarial para 2020, que deveria durar o ano passado, só foi pago este ano.
Diante da incerteza, muitos trabalhadores acreditam que a contrapartida de 2021 será paga este ano, mas até o momento não há previsão de pagamento. Tire suas dúvidas abaixo.
Pagamento da primeira fase
O banco central finalizou sua “repescagem” final em 16 de abril sobre a extração da primeira fase de recursos que os brasileiros haviam esquecido no banco. Primeiramente, é importante ressaltar que as retrospectivas são o valor da primeira fase do programa. Agora, na segunda fase, mais recursos estarão disponíveis.
Além disso, segundo dados oficiais, até 24 de março, 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas solicitaram saques de contas a receber, totalizando 245,8 milhões de reais.
Das pessoas que solicitaram a restituição, 2.516.990 fizeram transferências via PIX no valor total de 205.099.139,18 reais, enquanto 328.947 queriam contatos de uma instituição financeira no valor total de 34.370.940,12 reais.
Veja também:
- Novo RG já foi aprovado – Confira como solicitar o seu – (minhasfinancas.net)
- Veja qual é o modelo de carro mais barato do Brasil – (minhasfinancas.net)
- Veja como funciona o 5G e quais as vantagens dessa novidade – (minhasfinancas.net)
Por outro lado, entre as pessoas jurídicas, 5.113 pessoas solicitaram a devolução do valor via PIX (R$ 5.012.975,84) e 1.059 receberam o contato (R$ 1.326.419,82).
Segundo o BC, quem perder a data de resgate não precisa se preocupar, pois não há risco de perder seus recebíveis. De acordo com o banco, essas quantias permanecerão sob custódia da instituição financeira até o seu pedido de reembolso quando você negociar com a SVR a recuperação.
Dinheiro esquecido pode ultrapassar 100.000 reais
A divulgação da primeira fase do inquérito Forgotten Money causou comoção em todo o país. Muitos têm planos em vigor acreditando que obterão um bom valor. A frustração, porém, dominou o clima, e o brasileiro endinheirado tornou-se símbolo da ação.
Apesar da consternação, B.C. revelou que aproximadamente 37.000 cidadãos possuem ativos entre 10.000 e 100.000 reais em bancos ou instituições financeiras. Na verdade, outras 1.300 pessoas têm saldos superiores a 100.000 reais, o que é uma fortuna.
Por isso, é importante que todos fiquem atentos para saber quando os agendamentos retornarem. Assim eles não correm o risco de não receber o “dinheiro esquecido” do banco. Mesmo que o valor seja pequeno, o BC recomenda que os brasileiros o retomem.
Passo a passo para recuperar esses valores:
- Abra valorareceber.bcb.gov.br a partir de 14/02;
- Use seu CPF ou CNPJ para verificar se tem recebíveis;
- Em caso afirmativo, mantenha a data em que o sistema o notificar;
- Se você ainda não possui um login Gov.br, cadastre-se gratuitamente no site ou pelo aplicativo Gov.br (Google Play e App Store). Você precisa de um registro governamental de nível prata ou ouro para solicitar recursos. Não é possível fazer login para acessar o sistema usando o Registrato;
- Retorne aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data da notificação e utilize seu login Gov.br para acessar o sistema, saber o valor disponível e solicitar sua transferência;
- Caso tenha perdido sua data de resgate, por favor, venha aqui em outro dia (valoresareceber.bcb.gov.br) e você será notificado da nova data de devolução.
Veja Mais