Novo RG já foi aprovado – Confira como solicitar o seu

Foi liberado pelo Governo federal a emissão do Novo RG. A nova modalidade traz novidades, por isso, as unidades de identificação dos estados brasileiros terão que se adaptar ao novo sistema.

Segundo as informações divulgadas pelo Governo, todas as instituições de identificação serão obrigadas a fazer a emissão do novo Registro Geral, a carteira de identidade. A emissão da nova modalidade terá início a partir de março de 2023.

O que deve mudar no novo RG?

A nova modalidade de RG vai unir a carteira de Identidade e o cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Visto que, só o número do CPF é que será cotado no novo documento. A seguir veja todas as mudanças:

O novo RG terá autenticação através do QR Code;

Será obrigatório ter biometria;

Terá que constar se o titular é doador de órgãos ou não;

Terá que ter a naturalidade do cidadão;

É necessário ter a adoção do padrão internacional código MRZ, o mesmo que contém nos passaportes;

É necessário ter o tipo sanguíneo do titular e fator RH;

E a uniformização da Carteira de Identidade para todo o território nacional.

Veja também:

Quais os estados irão emitir o novo RG?

O Novo RG será emitido a partir do dia 4 de agosto. Os estados que irão emitir a nova modalidade são: Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Quando posso fazer a troca do meu RG?

Para saber se seu estado já está emitindo a nova modalidade de RG, basta que busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão. Portanto, para fazer a emissão do seu RG novo, basta apresentar sua certidão de nascimento ou casamento.

É importante lembrar que não é obrigatório emitir seu novo RG de forma imediata. Isso porque o novo documento só terá obrigatoriedade a partir de 2023. Dessa forma a população ainda conta com bastante tempo para conseguir emitir seu novo documento.

Como fazer a emissão do novo RG?

Para fazer o novo RG, o interessado precisa procurar as instituições emissoras e apresentar sua certidão de nascimento ou casamento. Além do mais, é necessário que o cidadão tenha realizado o cadastramento da sua biometria na Justiça Eleitoral. Os órgãos emissores da nova modalidade do RG são o Poupa Tempo e Expresso Cidadão.

Também é possível acessar a nova versão do RG através do aplicativo do Governo Federal. Porém,  o cidadão precisa ter emitido o documento impresso antes, ou seja, o CIN digital é apenas uma opção paralela à versão física, portanto, não é possível substituí-la.

Para as pessoas que forem viajar  para o exterior, o novo RG só será aceito nos postos migratórios dos países que fazem parte do Mercosul  como (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Nos demais países da América Latina, o passaporte continua sendo o único documento aceito.

De acordo com  informações, o novo modelo de RG, realizará uma  homenagem a todas as regiões do Brasil com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, como a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas.

Posts Similares