|

Alta de preços: Inflação castiga bolso do consumidor

Ultimamente fazer uma compra no supermercado está sendo um dos piores pesadelos do brasileiro, devido ao fato de continuarmos ganhando os mesmos salários e os preços não pararem de subir constantemente.

Sendo assim, a inflação é a grande responsável pela alta dos preços e vem atormentando todos os dias a qualidade de alimentação da população. Portanto, no artigo de hoje iremos falar mais sobre esta questão e mostrar mais detalhes sobre a inflação.

O que é a inflação?

A inflação é um termo muito utilizado no mundo da economia para especificar o quanto um produto aumentou de valor em um determinado espaço de tempo. Assim, quanto mais caro fica um objeto, menor poder de compra o cidadão tem com um x valor de dinheiro. Dessa forma, a inflação está ligada diretamente com o poder de compra do dinheiro e com a qualidade de vida da população daquele país.

Além disso, quanto mais inflacionados estão os preços dos produtos, mais uma moeda torna-se desvalorizada em relação às moedas estrangeiras, como o dólar e o euro. Dessa forma, para uma economia saudável no país é necessário que o Ministério da Economia busque meios para que não aconteça o descontrole da inflação e a economia do país permanece estável, não inflacionada, e que a moeda esteja valorizada.

A inflação no Brasil

Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, de cada 10 produtos analisados, oito são afetados pela alta de preços que vem tomando as lojas no Brasil.

Dessa forma, uma lista gigantesca é monitorada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou IBGE, para fazer os controles de quanto a inflação está afetando os preços no Brasil.

Entretanto, para sentir o aumento dos preços não é preciso de muita análise acadêmica, basta apenas entrar em um supermercado e analisar o quanto você levava há dois anos para a casa com o mesmo valor e o quanto você está levando hoje. É impressionante como o poder de compra do brasileiro vem caindo drasticamente e como estamos cada vez mais voltando a cenários nunca mais vistos a anos de pessoas não tendo garantia nutricional ou comendo apenas o mínimo para sobreviver.

A questão dos preços dos combustíveis devido à inflação

Além da questão alimentar que vem sendo bastante sentida no bolso do brasileiro, o aumento desenfreado no preço dos combustíveis assusta todo mundo e movimenta uma cadeia de inflação de preços. 

Devido ao fato de que o modal de transporte mais utilizado no país ser o rodoviário e de dependermos completamente dele para obtermos todos os produtos necessários a nossa sobrevivência, quando atingimos alta nos preços de combustível teremos com toda certeza alta em todos os setores de consumo: alimentício, de higiene, de lazer, entre outros.

Portanto, a falta de ação governamental e de um plano econômico eficiente para driblar essas situações e evitar que o consumidor final sinta este aumento no bolso faz com que hoje estejamos nesta situação.

Fator de agravamento: Cenário da pandemia do Covid 19

Tivemos muitas complicações econômicas no mundo como um todo desde a chegada da pandemia do coronavírus. Por diversos dias consecutivos tivemos que parar para evitar a proliferação ainda mais rápida deste vírus altamente letal e isso trouxe inúmeras consequências negativas para a economia de todo o mundo.

Assim, para o retorno completo de todas as atividades e o tráfego de produtos voltar a funcionar, milhares de dólares foram perdidos e com eles, milhares de empregos e sustento de famílias inteiras. Dessa forma, tivemos uma perda econômica intensa devido a este novo cenário e estamos tentando nos recuperar, além de nos recuperarmos de todos aqueles que se foram com a pandemia. 

A insegurança alimentar só cresce no país

Com esta onda de aumento excessivo e corriqueiro de preços de alimentos, o brasileiro corre riscos de entrar no mapa da fome novamente. Depois de muito trabalho feito para garantir alimentação digna para a maioria dos brasileiros, durante décadas, vemos o retrocesso nos nossos olhos devido a inúmeros fatores econômicos. Assim, pessoas catando lixo ou pedindo comida nos grandes centros urbanos tornou-se uma imagem extremamente comum de ser vista.

Preço dos carros por causa da inflação

Um dos setores que mais chocou no aumento dos preços foi o do setor automobilístico. A quase duplicação dos preços fez, junto com o preço dos combustíveis, que muitos aqueles que tinham o sonho de possuir um carro o deixassem de lado. Todos os carros que antes eram considerados carros com preços populares estão custando mais de 50 mil reais, deixando de ser próximo da realidade de muitas famílias brasileiras. 

Considerações Finais

Por fim, vale ressaltar que a inflação no Brasil é um problema que está longe de ser resolvido, mas que seus efeitos ainda podem ser mitigados. Hoje, com a população sofrendo bem menos com o cenário da pandemia e conseguindo voltar às suas vidas normais de antes dão esperança para que possamos retomar a economia do país. Mas, para isso, é necessário que haja esforço dos representantes políticos para que este cenário mude.

Posts Similares